Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Suzano realiza 3ª. Semana de Cultura de Paz

Teve início nesta segunda-feira, 21 de Novembro, a 3ª. Semana de Cultura de Paz promovida pela Prefeitura de Suzano, através da secretaria de Defesa Social e Prevenção à Violência, dirigida por Hamilton Luiz da Silva, idealizador do projeto. O evento aconteceu naUnisuz – Faculdade Unida de Suzano.  
O deputado José Candido esteve presente no encontro e parabenizou a iniciativa “esse é o terceiro ano que sentamos para discutir a paz. Bom seria se não precisássemos, que já existisse a paz entre todos, como diz o Evangelho: “amai ao próximo como a ti mesmo”. O parlamentar ressaltou a importância do exemplo, “quem pratica com o próximo aquilo que pratica para si, pratica a paz. Que todos possam amar ao próximo e semear a paz”, ressaltou Candido.

Veja matéria completa no www.josecandido.com.br 

Bate-papo Cultural em Rio Claro

O Deputado José Candido participou da 35ª edição do Bate-Papo Cultural, realizado no dia 16 de Novembro, na cidade de Rio Claro. O evento é realizado pelo Arquivo Público e Histórico da cidade. 
Candido foi o palestrante do dia, o tema abordado pelo parlamentar foi: “Afro-brasileiros: cidadania, participação e questões sociais”. A mesa dos debates contou ainda com a participação do professor Romualdo Dias, da Unesp.





Veja matéria completa no www.josecandido.com.br

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Deputado participou do bate-papo cultural em Rio Claro

35º Bate-papo Cultural
Afro-brasileiros: cidadania, participação e questões sociais”
Dia 16 de novembro, quarta-feira, às 20h, no Arquivo – em Rio Claro
O 35º Bate-papo Cultural integra as atividades relativas ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de Novembro. Assim, convidamos o deputado estadual José Candido para conversar com a população de Rio Claro sobre sua experiência na defesa dos Direitos Humanos, da Cultura e na promoção da Igualdade Racial, e mais especificamente sobre o fortalecimento da luta da comunidade negra por espaços de participação.
No evento será lançado o documentário “As Religiões Afro-Brasileiras – O Candomblé”, produzido pelo Portal Memória Viva: arte, cultura e história; projeto do Arquivo que trabalha com registro de história oral por meio de recursos audiovisuais. 

Sobre o Bate-papo Cultural: O Bate-papo Cultural é um evento mensal realizado em parceria com a Secretaria de Cultura e a Universidade Estadual Paulista – UNESP que promove em Rio Claro o encontro entre pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento e a comunidade, sempre com a motivação de apresentar um outro olhar para a realidade, como novos desafios a serem aprendidos.  
A proposta é possibilitar, por meio desses espaços de diálogo, a identificação e compreensão dos diferentes temas que estão sendo estudados, pesquisados e debatidos, e permitir que esse contato nos provoque a construir uma história diferente, onde aprendamos a nos posicionar como agentes do nosso dia a dia. 

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Suzano recebe três espetáculos do IV Circuito de Teatro em Português


Companhias teatrais da África, Ásia e Europa desembarcam, este mês, em Suzano para apresentações do IV Circuito de Teatro em Português. Produzida pelo Grupo Dragão 7, a mostra intercontinental prevê a integração entre artistas e grupos de países de Língua Portuguesa e é resultado de uma parceria da Prefeitura Municipal com a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e o Ministério da Cultura. Com apresentações gratuitas, Suzano recebe espetáculos do Timor Leste (Ásia), de Angola (África) e de Portugal (Europa). Primeira apresentação acontece amanhã. A atividade faz parte do calendário em homenagem ao Mês da Consciência Negra.

Três espetáculos serão encenados. "O Percurso" é o primeiro e será apresentado, amanhã, às 16 horas, no Pavilhão da Cultura Afro brasileira Zumbi dos Palmares. A peça trata-se de um monólogo com José Amaral, que apresenta as três fases da vida de um jovem aldeão timorense pertencente à língua mambae - uma das 15 mais faladas no Timor Leste.

De Angola, a Companhia Coletiva Henrique Artes chega a Suzano no dia 16 de novembro, às 20 horas, para encenar "Hotel Komarka" no Teatro Municipal Doutor Armando de Ré. A peça se desenrola dentro de uma cela de prisão, onde sete detentos dividem seus sonhos, frustrações e desejos. O clima oscila entre o humor, o drama e o chocante.
E para encerrar o circuito, no dia 18 de novembro, o Grupo de Teatro Art"Imagem, da cidade de Porto em Portugal, entra em cena com "Um Punhado de Terra". O enredo narra a história de um homem negro tirado da África para ser escravo em Portugal. Perdido e sem língua própria, com a fala um pouco enrolada e poética de homem simples, ele explica as primeiras impressões de quando o homem branco invadiu seu lar.

Museu de Artes de Mogi

Embora afirme que tem acompanhado as discussões sobre uma possível parceria entre o Município e a Telefônica para a criação de um Museu de Artes de Mogi (MAM) no prédio da empresa, na Rua Padre João, o secretário municipal de Cultura, José Luis Freire de Almeida, em entrevista por e-mail a O Diário, não opina favoravelmente sobre o projeto, e nem avança na busca de uma conversa com a multinacional para viabilizar o projeto.